domingo, 8 de março de 2009

O CARMELO E A MULHER !!!

O Carmelo e as Mulheres
Uma mulher, Santa Teresa de Jesus, reformou o Carmelo para que o mesmo salvasse e reformulasse muitas vidas. Lá no início por inspiração e guiado pela Virgem do Carmo, São Simão Stock difundiu os ideais da vida Carmelitana. Assim, a história e doutrina do Carmelo confundem-se com a trajetória e os ensinamentos de diversas mulheres (também com a participação, doação e inspiração de homens como o Frei São João da Cruz). Mas hoje, 8 de março, lembramos de forma especial Delas, pois comemorar devemos fazê-lo diariamente.
A vida, dom maior de Deus, não ocorre sem a presença feminina. Cada sacerdote, religioso(a), leigo(a) ou santo(a) é precedido por uma mulher, que com freqüência, é também mãe espiritual para seus filhos. Giuseppe Sarto, por exemplo, o futuro Papa Pio X, logo depois de ser consagrado Bispo foi visitar sua mãe, na época com 70 anos de idade. Ela beijou respeitosamente o anel do filho e, de repente, tornando-se meditativa, indicou seu pobre anel matrimonial de prata: “Sim, Peppo, mas você agora não estaria usando este anel se eu antes não tivesse usado meu anel nupcial”.
Podemos nos lembrar de várias mulheres dentro e fora do Carmelo e de sua importância para a vida da Igreja e suas participações decisivas nas vidas de seus filhos. Disse certa vez, o Bispo de Hipona, Santo Agostinho: “Aquela mulher fez me nascer para esta vida temporal e, com o coração, para a vida eterna. O que me tornei e como, devo-o a Ela. Na bela história do Carmelo, para ressaltar este dia, lembremos de mulheres discretas que embora vivendo em ambientes restritos, humildes e pacatos, tornaram-se modelos de fé, ensinamentos e justiça. O que representou Santa Teresa com seu perfume oracional e suas fundações? Suas filhas, Teresinha do Menino Jesus, com sua pequena via? Edith Stein, com sua busca da verdade no Criador? a doce e humilde Teresa de Los Andes? A primeira Carmelita italiana, escondida no coração de Jesus, Teresa Margarida Redi? A Beata Elisabete da Trindade, com sua teologia dos Três? Impossível delimitar tais respostas. Mas não esqueçamos que tudo começou com uma virgem, lá longe, chamada Maria que trouxe-nos o seu filho ao mundo, por obra do Espírito Santo e pela justiça e aceite de uma varão, chamado José, que devemos lembrar, de modo especial, neste mês de março. Que neste dia, mulheres, a bem Aventurada Virgem do Carmo derrame todas as bênçãos sobre vós e as proteja com seu manto sagrado.
Grupo Elisabete da Trindade, OCDS
Montes Claros, Minas Gerais

FELIZ INTERNACIONAL DA MULHER!