segunda-feira, 27 de abril de 2009

Resgatar o valor do pai




Após uma palestra sobre violência e drogas proferida pelo Dr. Cláudio Prates, agente da polícia federal, lotado em Montes Claros-MG, fiquei refletindo a resolvi escrever sobre o que mais me chamou a atenção na fantástica palestra desse, cristão autêntico e um Pai exemplar.
Trata-se da pessoa do pai, o pai de família, o homem da casa. O pai que exerce a autoridade muitas vezes apenas com sua presença, um pai como São José. Para falar de pai, claro, precisamos falar da mãe, a mãe é figura importante, isso é indiscutível, a mãe tem um amor incondicional. Mas o pai tem um papel fundamental, pois o pai tem um amor condicional, que impõe limite, que educa, muito importante, aliás, de extrema importância, não existe sociedade em que não exista limites e nem regras, os mandamentos da lei de Deus são regras para a salvação, as leis são regras para uma vida em sociedade, a figura paterna, com seu exemplo, seu testemunho, sua ética moral e sua vida, são as regras para a família. Claro que digo isso unindo o principal ingrediente, o amor. O pai tem amor, e muito, porém, sabe dosar o amor para educar, é de sua natureza, e que natureza perfeita.
Fico imaginando a família de Nazaré, Nossa Senhora, Maria sempre foi importante, aliás, a mais importante, porém o Deus Pai criador precisou e quis José como pai de Jesus e nos mostrou a sua importância. Maria concebeu Jesus, ela tem seu valor inigualável, mas foi a José que Deus dava as coordenadas, foi a José que Deus mostrava o que fazer através dos sonhos. “José levante agora, vá para o Egito, o menino corre perigo!” ou “José não temas em receber Maria por sua esposa, ele dará a luz a um filho e tu porás o nome de Jesus!” Nossa, Deus quis precisar de José, pois sabia da importância que seria e que é o papel do pai na família.Por isso o homem hoje é tão atacado! Por isso sofremos ataques de toda espécie, em todas as áreas. O absurdo oferecimento de drogas, começando pelo álcool com milionárias propagandas e campanhas promocionais que apelam usando mulheres seminuas, e tentando mostrar um falso poder e status. Depois na sexualidade, usando mulheres de diversas maneiras a se tornar cada vez mais sensuais a ponto do homem muitas vezes não resistir. Tudo para que o homem caia, tudo para desmoralizá-lo perante a família, pois ele é autoridade, atacando o homem, o pai, a referência se desfaz e os filhos ficam ao deusdará... e destruindo a família, a vida se destrói. Estamos vendo isso hoje, mas parece que não enxergamos, pois o mecanismo maligno vai além, envolve tudo, a correria, o consumismo, tudo nos absorve a ponto de não refletirmos tudo isso que acontece... estamos como que entorpecidos pelo mundo. Vemos sociedades milenares, a exemplo da China, com sua cultura milenar sendo invadida pelo consumismo, acabando com culturas tradicionais, e que já mostram o desastre que todos tentam esconder e não mostrar. Existe jeito? Existe esperança? Claro que existe! Já somos vencedores, porém vencedores que dormem! Vencedores que estão entorpecidos ou cegos diante de tanto oferecimento de prazer e facilidades, e que não gosta de moleza...! mas o caminho é árduo, difícil, sofrível na maioria das vezes, mas de um sabor que o mundo não conhece, pois tem o sabor de Deus! E mesmo que fiquemos entorpecidos pelo mundo, as pedras falarão! Imaginem pedras falando! Mas precisamos continuar a ser a voz que clama no deserto, o caminho, a solução nós temos, como fazer é o desafio, pois os obstáculos são muitos, astutos, mais que nós inclusive, mas o amor sempre vencerá, pois já venceu! Acordemos homens! Resgatemos nossa autoridade dada por Deus criador, sejamos a imagem perfeita do próprio Deus para os nossos, é possível, Ele mesmo disse e provou que é. Lutemos por nossas famílias, ou nossa família será enlutada pelo mundo perverso. Que São José seja nossa referência sempre, e que possamos dizer sempre, valei-nos São José!

Nenhum comentário: